Carne de Jaca Vegano

20/04/2019

Muito usada na culinária vegana, a carne de jaca é uma ótima alternativa ao frango (até possui uma textura semelhante). Ela pode ser usada em receitas como escondidinhos, quiches, pastéis, sanduíches e até mesmo coxinhas, funcionando como ótimo recheio. A melhor parte é que ela também é simples de fazer e pode ser incorporada à alimentação de todos - e não apenas a dos vegetarianos e veganos. Quer aprender a preparar uma carne de jaca bem saborosa? É só continuar lendo!

Comece lavando bem a fruta em água corrente

O primeiro passo para o preparo da carne de jaca é lavar bem a fruta em água corrente. Uma boa dica é comprar jacas orgânicas, que são livres de agrotóxicos (compostos químicos tóxicos) e, por isso, mais saudáveis e nutritivas. Além disso, vale lembrar que existem jacas com polpa mole ou dura - essa última é a mais indicada para o preparo da carne.

Corte a jaca em pedaços e coloque-a para cozinhar na panela de pressão

Depois de lavar bem a jaca, você precisa cortá-la em pedaços menores. Para isso, aqui vai uma dica importante: passe um pouco de óleo (pode ser o de coco) nas mãos e na faca que será usada. Quando cortada, a jaca libera um tipo de leite que se assemelha a uma cola. Por isso, é importante usar o óleo para que as mãos ou a faca não grudem. Uma boa dica é cortar a fruta em rodelas grossas e, depois, cada rodela em quatro pedaços menores. Coloque-os para cozinhar na panela de pressão e, quando começar a chiar, espere mais 15 ou 20 minutos para desligar o fogo e tirar a jaca.

Espere a jaca esfriar e desfie a carne

Agora que a jaca já está bem cozida, você só precisa esperar a fruta esfriar para depois ir desfiando a carne - dá para fazer isso com os dedos ou com um garfo. Mas antes de desfiar, o ideal é que você também retire a casca e a polpa (que são mais duras) e remova os caroços. A parte interessante é que você pode reaproveitar os caroços para preparar saladas e até mesmo farinhas (é só batê-los no liquidificador) para usar no preparo de bolos, massas e pudins, por exemplo.

Tempere a carne de jaca com os ingredientes que preferir

Agora que a jaca já está devidamente desfiada, você já pode temperá-la do jeitinho que preferir. Ela fica bem parecida com o frango e consegue absorver bem o sabor dos temperos. Você pode adicionar pimenta, sal, azeite, páprica, orégano, incluir ingredientes como palmito e cogumelo (muito queridos pelos veganos) e até mesmo adicionar um molho, como o de tomate. Tudo depende da receita que você pretende seguir!

Receitas Sabores da mesa
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora