Alimentos orgânicos reduzem risco de câncer

27/10/2018

Um estudo publicado nesta segunda-feira (22), na revista JAMA Internal Medicine (Journal of the American Medical Association) mostra que a alimentação à base de produtos orgânicos reduz o risco de desenvolvimento do câncer.

A pesquisa, liderada pela epidemiologista Julia Baudry, do Institut National de la Sante e de la Recherche Medicale, na França, analisou a dieta de 68.946 adultos franceses, sendo a maioria, mulheres acima de 40 anos.

As análises foram realizadas por um período de, aproximadamente, quatro anos e meio.

Os voluntários foram divididos em quatro grupos, de acordo com a quantidade de refeições com produtos orgânicos, incluindo frutas, legumes, carne, peixe, refeições prontas, óleos e condimentos vegetais, suplementos alimentares e outros produtos.


Agrotóxico, o perigo invisível: a maior indenização do Brasil
Rastreáveis, câncer de próstata e de mama são mais frequentes no país
Ministério da Agricultura vê aprovação de PL de pesticidas em 2019, diz secretário
Mortes por câncer chegarão a 9,6 milhões este ano, indica OMS
Durante o período analisado, foram registrados 1.340 casos de câncer entre os participantes, sendo o câncer de mama o mais frequente (459) seguido pelo câncer de próstata (180), câncer de pele (135), câncer colorretal (99) e linfomas não-Hodgkin (47).

De acordo com os resultados do estudo, foi notado que, aqueles que ingeriam mais alimentos orgânicos do que alimentos cultivados de maneira tradicional (com pesticidas e agrotóxicos), apresentaram 25% menos chance de desenvolver qualquer tipo de câncer, 73% menos risco de desenvolver linfoma não-Hodgkin e 21% menos chance de desenvolver câncer de mama após a menopausa.

Segundo os pesquisadores, a diminuição de risco de câncer, provavelmente, está associada à quantidade de agrotóxicos e pesticidas utilizadas no cultivo convencional dos alimentos. Sem tais substâncias, o risco de desenvolvimento da doença é menor quando comparado aos riscos presentes no alimento com agrotóxicos.


O cachorro é o melhor amigo do homem. Com essa máxima várias pessoas podem concordar e muitos inclusive têm o seu próprio cão para fazer companhia. Os cães podem ter muitas serventias. Além de nos acompanhar e alegrar ambientes, eles podem ajudar pessoas cegas, ajudar em tratamentos de doenças e até mesmo serem funcionais em guerras. Tudo depende...

Se pensarmos em uma cobra gigante com certeza nos lembraremos da anaconda. A cobra fictícia era gigante e imperdoável com suas vítimas. Ela foi inspirada na nossa sucuri, que não é gigante como a cobra de Hollywood. Sendo assim, sabe-se que há cerca de 60 milhões de anos uma cobra bem maior habitou o nosso planeta.

Se você convive com um amigo de quatro patas, com certeza já se perguntou até que ponto ele entende o que você diz. Movidos pela curiosidade, pesquisadores da Universidade Emory, nos Estados Unidos, analisaram o comportamento de cães e chegaram a algumas conclusões que podem respondem algumas das suas perguntas.

Receitas Sabores da mesa
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora